Fan Page: há limite para postagem?

Uma metodologia que se popularizou bastante na gestão de redes sociais nos últimos tempos é a do “meu preço é x por x postagens no mês”. Ou seja, no momento da contratação, antes de qualquer avaliação da página a ser gerenciada, o cliente já recebe um modelo engessado e limitado de como será feito o trabalho.

Não tenho nada contra esse método e respeito bastante os profissionais ou agências que trabalham dessa forma. Mas meu respeito se restringe somente a quem aplica esse modelo e apresenta resultados no fim de determinado período de tempo. Digo isso porque já recebi inúmeros clientes “traumatizados” com o tal limite de postagens no mês que se resumiam em artes (os famigerados bancos de imagem com a logo e uma frase de efeito por cima).

Enxergo uma rede social, o Facebook, por exemplo, como algo vivo que a cada minuto é impactado por alguma mudança. Os humores da sociedade influenciam e ditam os rumos do que é postado e discutido numa rede social. Logo, acho impossível que a gestão desse “organismo” seja engessada em dez, quinze ou vinte postagens por mês. Aqui na agência temos redes sociais que comportam tranquilamente quatro a seis postagens em um único dia. Mas tenho também algumas cujo volume não passa de quatro por semana.

A moral dessa história é simples! Cada cliente é um único. Para gerenciar uma rede social você precisa entender os objetivos dele, conhecer suas mídias sociais e o público que já está presente ali, identificar o público a ser atraído, traçar estratégias, elaborar postagens em diferentes horários, errar e acertar.

Uma Fan Page é gerenciada dia a dia e cabe ao gestor alimentá-la com aquilo que ela é capaz de digerir. E com certeza não dá para se fazer isso impondo limites para o trabalho (ou o número de postagens).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Receba o diagnóstico digital da sua empresa!

Quero uma avaliação da minha empresa

top