Redes Sociais: Gestão x Postagem

Uma das principais questões que tenho observado aqui na agência no atendimento a clientes interessados em gestão de redes sociais é a popularização do que vou chamar de “postador”. O que seria isso? É aquele profissional, nem sempre da área, que vende o serviço de postar artes como sendo gestão de redes sociais.

Vamos ao exemplo bem básico: todo dia em determinado horário a Fan Page da sua empresa posta um banner com uma arte ou a foto de alguma ação. Esse material é sempre acompanhado de um texto, às vezes o mesmo ou com poucas variações. E pronto! Considera-se feito o trabalho.

Pois bem, a situação que descrevi acima tem se mostrado mais comum do que os bons gestores de redes sociais gostariam que fosse. É isso que chamo de “postador”. Alguém que posta, na maioria das vezes banners com material clichezão de banco de imagens, e não se preocupa com o resultado daquela postagem. Ou pior, que não se pergunta qual a relevância daquilo que foi colocado ali para o público que segue a página ou para a própria empresa em si.

Qual o resultado disso? A página de sua empresa tem, obviamente, postagens, mas é um material que não atinge o público ou diz pouco sobre seus objetivos. Avaliei algumas Fan Pages em que essas postagens se sucediam sem nenhuma curtida, nenhum comentário. Zero de interação!

É que aí que entra a gestão de redes sociais. Uma boa agência ou um bom profissional não se preocupam simplesmente em postar. Antes de mais nada, o foco está em entender os objetivos da empresa com aquela rede social, conhecer o público seguidor, identificar os públicos-alvo e desenvolver conteúdo para ser postado. Um conteúdo que vai variar e, principalmente, vai ter um objetivo dentro de um planejamento. Gestão de redes sociais é um trabalho de médio a longo prazo para dar resultados.

A gestão de uma rede social, seja ela Facebook, Instagram, YouTube, entre outras, exige estudo constante dos resultados diários para que, a partir deles, se projete as próximas postagens. Gerir é sinônimo de administrar, gerenciar. A mesma lógica de você gestor que cuida da sua empresa para que ela cresça e dê os resultados esperados vale para uma rede social. É preciso administrar dia-a-dia o conteúdo que vai ser postado, reconhecer erros e saber mudar de rumos, e buscar entregar sempre algo que seja útil de verdade para quem está recebendo aquele material na timeline.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Receba o diagnóstico digital da sua empresa!

Quero uma avaliação da minha empresa

top