Redes sociais: as empresas estão de olho no seu perfil!

Uma pesquisa divulgada em maio revelou que 60% dos empregadores nos Estados Unidos pesquisam os perfis dos possíveis contratados nas redes sociais antes de tomar uma decisão. E mais, 41% dos entrevistados disseram pesquisar os perfis dos atuais funcionários nas redes, e 26% afirmaram já ter encontrado postagens que levaram a puxão de orelha e até mesmo demissão.

É fato que as redes sociais concentram grande parte de nossas atividades no dia a dia. E, protegidos atrás das telas dos computadores e smartphones, muitas vezes acabamos nos esquecendo do bom senso que rege nossa convivência “real” com as pessoas. No mundo de hoje, o real e o virtual se confundem, e a postura que adotamos numa rede social pode ser levada a sério por uma empresa que amanhã vai estar avaliando o seu currículo.

Por isso, fique atento! Confira três dicas do que você deve evitar em suas redes sociais:

1) Evite postar fotos, vídeos ou informações que sejam provocantes, passem ideia de teor sexual ou mostrem exageros de bebedeiras em baladas ou curtições com amigos – embora você seja livre para ter seu estilo de vida, o cuidado com a exposição de sua imagem é muito importante para evitar interpretações erradas que só tendem a prejudicar a avaliação;

2) Cuidado com as opiniões ou comentários que você faz sobre os mais diversos assuntos. Pense antes de expor sua opinião! As redes sociais estão cheias de debates sobre política, religião, entre outros temas, que não levam a lugar nenhum. Analise bem onde você está comentando e se o debate vale a pena;

3) Não faça críticas ou piadas sobre antigos empregadores, empregos ou sobre seus colegas de trabalho. Se você expõe problemas de empregos passados na rede social, nada garante que não fará o mesmo com o emprego futuro, certo?

Lembre-se, todas as redes sociais oferecem, a seu modo, as opções de privacidade ou o controle sobre quem pode visualizar o que você posta. Na dúvida, não custa nada postar aquele vídeo mais descontraído direcionado para um grupo específico de amigos do que deixá-lo com acesso livre a qualquer visitante do seu perfil.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Receba o diagnóstico digital da sua empresa!

Quero uma avaliação da minha empresa

top