Como devo preencher meu briefing?

Um dos maiores pânicos de todo cliente é o momento de preencher o briefing que servirá de norte para a equipe de criação desenvolver o produto exatamente como você deseja receber. A nossa equipe aqui da Agência Ethos vem observando que essa é uma das etapas mais complicadas para os nossos clientes, por isso elencamos algumas dicas que poderão servir de apoio nesse momento que é um dos mais importantes da etapa de contratação de um serviço.

Vamos detalhar esses itens?

Preencha com tranquilidade: sempre que você contratar um serviço que dependa da criação de algo pra você é importante que a pessoa que irá receber as suas informações entenda claramente o que você quer. Provavelmente você receberá um roteiro já estruturado com as informações que são necessárias para que isso ocorra da melhor forma.

Não o preencha de qualquer jeito apenas para cumprir um prazo. Faça com calma! Separe algum tempo do seu dia, em um lugar em que você possa se desligar e só pensar no que você realmente deseja para o seu produto. Não deixe que nada a sua volta atrapalhe esse momento. Já imaginou que um briefing preenchido as pressas e com outras preocupações pode resultar em algo que não atenda as suas expectativas? Pior, depois que esse produto estiver pronto e você tiver custos com ele, vai precisar esperar algum tempo até o retorno do investimento e recomeçar tudo do zero? Realmente não vale a pena.

Confie na agência que você contratou: se você chegou até essa etapa é porque você já fez uma pesquisa prévia, conheceu a concorrência e, por algum motivo, escolheu a sua agência para desenvolver seu produto, certo? Entenda que a empresa que você contratou é uma das suas maiores parceiras agora. No caso aqui da Agência Ethos, usando como exemplo, seríamos os responsáveis pela sua imagem digital junto a seus clientes, seja através de um site, das suas redes sociais, assessorando você. Como você terá uma boa relação se não confiar? Você está contratando uma empresa especializada para fazer exatamente o que você não precisa fazer, seu foco tem que ser a entrega dos melhores serviços ou produtos.

Seja objetivo, mas não esconda nada: o briefing é um resumo da sua empresa. Com ele você irá resumir de forma geral o que é a sua empresa e o que ela deseja do seu fornecedor. Você não precisa ser formal, escreva o que vem a sua mente, mas seja objetivo. Traga exemplos de seus concorrentes, mas diga exatamente o que você deseja e como deseja.

Por exemplo, recentemente tivemos um caso que a nossa equipe de criação recebeu um briefing com referências de vários modelos que as bases de cores eram todas, absolutamente todas, em tons de rosa. Na entrega do produto, seguindo essa tendência, o cliente sinalizou que não queria aquela cor, mas preferia que os tons fossem verdes. Se isso estivesse no briefing esse cliente receberia exatamente o que ele havia imaginado.

Se tiver dificuldades, peça ajuda: Se no meio do processo você tiver dificuldades não deixe de pedir ajuda ao seu consultor ou gerente de conta. Eles estão a sua disposição exatamente para ajuda-lo nesse processo. Com o advento da tecnologia isso pode ser feito através de um e-mail, de uma ligação, de um Skype Call ou até mesmo através de uma reunião presencial.

Na correria do dia a dia nem sempre é possível fazer uma coisa de cada vez, não é? Mas saiba que isso era poupar muito mais tempo e dinheiro em longo prazo. Por fim, o mais importante de todo esse processo é você mapear todas as informações e receber o produto que realmente deseja no menor tempo possível.

E se você ficou com mais algum dúvida sobre como preencher seu briefing comente aqui e compartilhe com a nossa equipe, estamos aqui pra isso!

Agora mãos a obra! 😉

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