Por que meu site não aparece no Google?

Frequentemente recebemos aqui na agência e-mails de clientes que criaram seus sites, mas não conseguem localizar a página quando fazem uma simples busca no Google ou em outras ferramentas de busca. De fato, é frustrante você criar o seu site, colocar ele no ar do jeito que imaginou e na hora h… nada! Ele sequer aparece para você, imagina para os seus possíveis clientes! Neste artigo, vamos trazer algumas dicas importantes para a construção da sua página e o posicionamento dela na web.

O primeiro ponto que você precisa saber é que o próprio Google não indexa um site ao seu buscador logo que ele entra no ar. Leva alguns dias até o seu site “ser capturado” pelos buscadores. Em alguns casos, quando os sites não estão dentro dos padrões de preferência do Google (vamos falar sobre eles mais abaixo), eles podem ficar em uma espécie de geladeira por semanas, meses e em alguns casos até anos ou o pior: sequer aparecer nas listas de pesquisa.

Você deve estar se perguntando: “Por que o Google faz isso?” Basicamente, essa é uma estratégia para evitar sites sem conteúdo de qualidade, construídos exclusivamente para ganhar dinheiro com anúncios do Adsense ou de outros programas de afiliados. Essa é uma maneira de desmotivar quem tenta fazer esse tipo de manobra.

Depois de entender um pouco melhor essas métricas, vem a segunda pergunta: “E agora? O que eu faço para aparecer nos buscadores?”. Agora que já entendemos que precisamos de um bom site, com conteúdo de qualidade, que seja acessado frequentemente pelos seus usuários, chegamos aos padrões de preferência do Google. Esses padrões nada mais são do que os melhores produtos que o Google quer oferecer aos seus clientes que usam a ferramenta de busca. Hoje essas preferências estão estruturadas em três pilares:

  • Otimização para dispositivos móveis: você sabia que há uma probabilidade cinco vezes maiores das pessoas saírem de um site que não é otimizado para o celular? Se o seu site não tiver uma versão móbile, conhecida como design responsivo, sinto muito, mas seu site não vai mais aparecer nos buscadores.
  • Velocidade em dispositivos móveis: quase metade dos visitantes abandonam um site em dispositivos móveis se as páginas não carregam em três segundos. Os visitantes não vão esperar a sua página carregar por muito tempo, logo vão voltar e buscar uma empresa concorrente.
  • Velocidades em computadores: nove em cada dez pessoas dizem usar várias telas para realizar tarefas como comprar uma passagem on-line ou organizar as próprias finanças. No mundo atual, as pessoas esperam uma resposta instantânea. Então, o menor atraso pode fazer com que elas acessem outro site.

Além desses três pilares, existem outras estratégias para otimização de sites, como SEO On Page, definição de palavras chaves, entre outras. Mais à frente vamos detalhar em novo artigo essas estratégias para você chegar ao sucesso com o site!

Se você gostou desse artigo e gostaria de receber no seu e-mail uma avaliação gratuita de como o seu site está posicionado hoje nos buscadores, deixe aqui embaixo um comentário com seu e-mail e o seu site. Nossa equipe vai ter o maior prazer de continuar te ajudando!

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